O Pastor John Maxwell ensina que as palavras finais de Jesus, conhecidas como a Grande Comissão (Mt 28:19,20), em consonância com a Palavra de Deus na criação e as também de Jesus no Sermão do Monte (Gn.1:27,28 e Mt.5:13-16), falam em nossos corações até hoje, e nos lembram que todos nós, como cristãos, somos criados e convocados a exercer liderança. E liderar significa influenciar outras pessoas. Portanto, devemos assumir a responsabilidade de conduzir outros ao conhecimento e à obediência a Deus. Em nossa jornada como líderes, temos duas opções: influenciar ou ser influenciados. Como líderes, devemos escolher influenciar, orientar, ensinar e discipular, seguindo o exemplo deixado por Cristo.
A Lei da Influência:
"A verdadeira medida da liderança é a influência: nada mais, nada menos"
John Maxwell
A Lei da Influência afirma que a verdadeira liderança é influência, e ela ocorre em todos os níveis da vida e da obra missionária. A capacidade de influenciar os outros, além de revelar verdadeiro ve potencial de um líder, é essencial para liderar efetivamente e alcançar resultados significativos.
Relacionamentos genuínos:
A primeira aplicação da Lei da Influência na obra missionária e no evangelismo mundial é a importância de desenvolver relacionamentos genuínos. Jesus, o maior exemplo de liderança, estabeleceu relacionamentos profundos e autênticos com as pessoas ao seu redor. Ele mostrou compaixão, amor e cuidado, demonstrando a importância de se conectar com as pessoas em um nível pessoal. Em João 13:35, Jesus disse: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros".
Serviço e Exemplo:
A segunda aplicação da Lei da Influência é o papel do serviço e do exemplo na liderança. Líderes eficazes na obra missionária e no evangelismo mundial não apenas dão ordens, mas estão dispostos a servir os outros e ser um exemplo de conduta e caráter. Jesus exemplificou isso ao lavar os pés dos seus discípulos, mostrando humildade e servidão. Em Mateus 20:28, Ele disse: "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
Integridade e Coerência:
A terceira aplicação da Lei da Influência é a importância da integridade e da coerência na liderança. Na obra missionária e no evangelismo mundial, líderes devem agir de acordo com os princípios bíblicos e manter uma conduta íntegra em todas as áreas de suas vidas. A Bíblia nos lembra em Provérbios 11:3: "A integridade dos retos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói".
Impacto Transformador:
Por fim, a Lei da Influência nos desafia a buscar um impacto transformador na obra missionária e no evangelismo mundial. À medida que lideramos com influência, podemos impactar vidas, comunidades e nações inteiras com a mensagem do Evangelho. Em Mateus 5:14, Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo", nos incentivando a brilhar e ser uma influência positiva onde quer que estejamos.
A Lei da Influência, apresentada por John Maxwell em seu livro, é um princípio poderoso que pode transformar a obra missionária e o evangelismo mundial. Ao desenvolver relacionamentos genuínos, servir e dar exemplo, manter integridade e buscar um impacto transformador, podemos liderar com influência e levar a mensagem do amor de Cristo a todos os cantos da terra. Que possamos ser líderes influentes, impactando vidas e transformando o mundo para a glória de Deus. Como nos exorta Paulo em 1 Coríntios 15:58: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão".
Ev. Macson Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Graça e Paz,
Se esta mensagem edificou a sua vida de alguma forma, estamos ansiosos para ler os seus comentários!
Gostaríamos também de receber as suas críticas e sugestões, para melhor servirmos aos irmãos!
www.missoesliderar.blogspot.com