O que é a Grande Comissão?
A Grande Comissão é o mandamento do Senhor para Sua Igreja proclamar o Evangelho a todas as nações. Este mandamento tem raízes no Antigo Testamento (Isaías 45:22; Gênesis 12:3) e é fundamentado no Novo Testamento (Mateus 9:37-38; 28:19; Atos 1:8). Ela pode ser entendida como uma ordem dada por Jesus Cristo após Sua ressurreição aos Seus discípulos. Como disse o missionário James Hudson Taylor, "A Grande Comissão não é uma opção a ser considerada, é um mandamento a ser obedecido."
A Questão Cultural
O "Ide" de Jesus também implica atravessar fronteiras culturais. Anunciar o Evangelho em uma cultura diferente representa um grande desafio na obra missionária. Devemos respeitar a cultura das pessoas que pretendemos evangelizar e não impor a nossa cultura sobre elas (1 Coríntios 1:1-2). No entanto, a cultura de um povo deve ser avaliada à luz das Escrituras, pois, devido à Queda, a cultura humana foi manchada pelo pecado. Portanto, devemos estar prontos para pregar o Evangelho além de nossas fronteiras e nos preparar para esse desafio.
A Ordem de Fazer Discípulos em Todas as Nações
A palavra "nação" é traduzida a partir do termo grego "ethnos", que se refere a grupos étnicos, não necessariamente a países. Existem cerca de 24.000 etnias no mundo, e quase metade delas ainda não foi evangelizada. Isso nos desafia a cumprir a Grande Comissão com urgência. Há milhões de pessoas que nunca ouviram o Evangelho de Cristo, e o apóstolo Paulo nos lembra da necessidade de alcançá-las (Romanos 15:20).
A Eficiência e os Objetivos da Grande Comissão
Para que a Grande Comissão seja eficaz, ela deve ser realizada por pessoas cheias do Espírito Santo, pois Ele convence do pecado, regenera o pecador e capacita as pessoas a confessarem Jesus como Senhor. A Igreja está preparada para alcançar os objetivos da Grande Comissão, que incluem proclamar o Evangelho, fazer discípulos e integrá-los na comunidade da fé.
A Grande Comissão é um chamado para anunciar o Evangelho a todas as criaturas, em qualquer lugar do mundo, atravessando fronteiras culturais e étnicas, com o poder do Espírito Santo, para cumprir os objetivos da Comissão e fazer discípulos de todas as nações.
A seguir, exploramos a importância da Grande Comissão, conforme expressa na Bíblia, como a base para as Missões Transculturais e a Visão Global do Evangelho.
A Grande Comissão: Uma Missão Divina
A Grande Comissão é um mandato divino encontrado em Mateus 28:18-20, que instrui os cristãos a espalhar o evangelho pelo mundo.
Somos comissionados por Jesus para fazer discípulos de todas as nações, batizá-los e ensinar-lhes Suas palavras.
Como missionários, não somos apenas embaixadores da amizade, mas também mensageiros do amor de Deus para a humanidade.
Missões Transculturais: Alcançando Além das Fronteiras
Missões Transculturais envolvem o envio de missionários para contextos culturais diferentes dos seus.
O objetivo é compartilhar o evangelho de maneira relevante para culturas distintas, respeitando seus costumes e línguas.
Exemplo prático: Missionários vivendo entre tribos indígenas na África, aprendendo suas línguas e costumes para compartilhar o evangelho.
A Visão Global do Evangelho: Todos São Alvos do Amor de Deus
Deus deseja que todas as pessoas, de todas as nações, conheçam a salvação através de Jesus Cristo e João 3:16 enfatiza o amor de Deus por todo o mundo.
A Igreja é comissionada a levar a mensagem do evangelho a todos os cantos da Terra.
Desafios nas Missões Transculturais
Existem diversas barreiras, como geográficas, culturais, econômicas, linguísticas e religiosas.
Os apóstolos enfrentaram essas mesmas barreiras, mas o Espírito Santo os capacitou a levar o evangelho a todas as nações.
Visão Global da Missão: Evangelização e Discipulado
Evangelização e discipulado são faces da mesma missão, enfatizadas em passagens como Mateus 28:18-20 e Marcos 16:15-20.
Fazer discípulos demanda tempo e envolve a formação do caráter dos seguidores de Cristo.
A mensagem missionária deve apelar ao arrependimento e ao poder do Espírito Santo.
Um Imperativo do Reino
O chamado à Missão Transcultural é um imperativo do Reino de Deus. Cada crente deve considerar como pode contribuir para que o evangelho alcance os confins da Terra. O mundo está sedento da mensagem de vida eterna, e a responsabilidade de compartilhá-la recai sobre o Corpo de Cristo.
Ev. Macson Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Graça e Paz,
Se esta mensagem edificou a sua vida de alguma forma, estamos ansiosos para ler os seus comentários!
Gostaríamos também de receber as suas críticas e sugestões, para melhor servirmos aos irmãos!
www.missoesliderar.blogspot.com